Publicado em 3/24/2022 4:33:10 PM

Cohab participa do Smart City Expo Curitiba 2022

Projetos Bairro Novo do Caximba e Cohab Solar estiveram presentes no evento

A capital paranaense recebe a terceira edição do Smart City Expo Curitiba, versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo. Nesta quinta (24/3) e sexta-feira (25/3), serão apresentados, no Expo Barigui, soluções, produtos e serviços para ajudar cidades e pessoas a usarem cada vez mais a inovação para o desenvolvimento urbano.

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) participou com o projeto Cohab Solar, implantado pelo prefeito Rafael Greca com objetivo de possibilitar energia fotovoltaica nos empreendimentos habitacionais do município. E também com ações do Projeto Gestão Climática Bairro Novo do Caximba, a maior intervenção socioambiental em execução no país.

O Cohab Solar e o Bairro Novo do Caximba fazem parte da Smart Plaza Vale do Pinhão, uma praça central do evento, onde estão expostas as ações de cidade inteligente da Prefeitura e do ecossistema de inovação da capital que estão mudando a vida dos curitibanos.

A explicação dos programas ficou acessível aos presentes em tablets interativos espalhados pela Smart Plaza. A expectativa de público do evento em 2022 é de 15 mil pessoas.

“Usar a tecnologia aliada a uma energia natural é uma iniciativa de cidade inteligente, pois aproveita uma fonte gratuita, que é a radiação solar e transforma em economia para as famílias sem poluir a natureza. Desta forma, a Cohab colabora com a construção de uma Curitiba cada vez mais sustentável”, destaca o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

Acompanharam Lupion no Smart City Expo Curitiba, a diretora técnica da Cohab Melissa Kesikowski e a diretora de relações comunitárias Meiri Morezzi.

Curitiba Mais Energia
O uso dos painéis nas casas populares faz parte do programa Curitiba Mais Energia. A intenção do projeto é usar energia limpa e sustentável ao transformar radiação solar em energia elétrica de uso doméstico. A tecnologia traz benefícios para o Meio Ambiente, pois não é poluente, e também para os moradores, que têm economia de até 80% nas contas de luz. Beneficiados que pagavam R$ 120 em média, passaram a pagar R$ 20.

Todas as casas do programa habitacional do município construídas de agora em diante vão contar com os painéis fotovoltaicos. Ao todo o Cohab Solar atinge 227 moradias, entre imóveis entregues e licitados, em oito diferentes empreendimentos.

 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-041-3233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera