Publicado em 3/17/2022 4:21:23 PM

Projetos habitacionais e de infraestrutura são apresentados à comunidade do Parolin

A abertura da reunião, foi feita pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel.


Equipes da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e da Administração Regional Portão estiveram no Parolin, na noite de quarta-feira (16/3), para apresentar as melhorias que a Prefeitura implantará para atender a comunidade local.

A abertura da reunião, que aconteceu na Escola Municipal Professora Nansy Cavichiolo, foi feita pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel. “Vim em nome do prefeito Rafael Greca, com todo esse time da Prefeitura, apresentar os projetos para esta região, que infelizmente enfrentou um incêndio recentemente, mas que sempre contou com todo o apoio do poder municipal”, disse Pimentel.

A diretora técnica da Cohab, Melissa Kesikowski, falou sobre os projetos da Companhia para toda região, além das 35 famílias que foram atingidas pelo incêndio no chamado Morro do Sabão. Ao longo dos anos, a Cohab já transferiu para casas novas 572 famílias do Parolin, em diferentes empreendimentos habitacionais.

“A solução definitiva de moradia para as famílias do Morro do Sabão já está sendo projetada para que as famílias não percam seu vínculo na região. Para quem está morando em unidades entregues pela Cohab nós já conseguimos a aprovação de dez empreendimentos e felizmente cada morador poderá ter acesso ao documento de propriedade individualizada de seu lote”, destacou Melissa.

Outra informação levada pela Cohab é referente a moradores que saíram de área de risco no Parolin e foram transferidos para o Moradias Profetas, no Umbará. “Por determinação do presidente da companhia, José Lupion Neto, uma vez que esta área também já está aprovada, vamos iniciar o processo de titulação das famílias”, explicou Melissa.

Serviço Social

A diretora de Relações Comunitárias da Cohab, Meiri Morezzi, informou que a primeira parcela do auxílio-moradia para os moradores vítimas do incêndio será paga nos próximos dias. “A diretoria da Cohab aprovou o pagamento do benefício por seis meses. O valor total de R$ 3 mil vai ajudar as famílias a se manterem por um período antes da chegada da solução definitiva”, disse Meiri.

Com relação a outras famílias que aguardam atendimento habitacional na região, Meiri informou que o serviço social da companhia vai atualizar o mapeamento e cadastramento destes moradores para buscar a viabilização de futuros projetos de reassentamento.

Outras demandas

O técnico do Departamento de Drenagem da Smop, Cláudio Guillen, destacou as obras de drenagem já realizadas e algumas melhorias previstas para a região, como o aumento no tamanho das manilhas da rede de drenagem, que vai auxiliar a evitar a ocorrência de enchentes no local.

A intervenção faz parte do grande projeto de macrodrenagem para conter as cheias dos rios Vila Guaíra e Pinheirinho, que deságuam no Rio Belém.

Equipes da Administração Regional Portão distribuíram formulários para a comunidade participar do programa de consulta pública Fala Curitiba. Mais de 200 formulários foram preenchidos com as demandas dos moradores locais.

“Aproveitamos a reunião técnica para colher as principais demandas desta comunidade. O Fala Curitiba é um instrumento fundamental para a Prefeitura conhecer os anseios dos moradores e desta forma poder pensar em políticas públicas para atender as situações que melhorem a qualidade de vida da população”, afirmou o administrador regional do Portão, Gérson Gunha.

O líder comunitário Edson do Parolin destacou a atenção que a Prefeitura tem com a comunidade local. “Sempre sou bem recebido quando preciso fazer alguma solicitação ao prefeito ou à Cohab. Recebemos muitas melhorias nos últimos anos, área de lazer, pavimentação, moradias. E ainda há muito para conquistarmos juntos”, ressaltou.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-041-3233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera