Publicado em 3/10/2022 4:17:30 PM

Mulheres do Caximba aprendem sobre sustentabilidade em visita à Fazenda Urbana

Dez mulheres participantes do maior projeto socioambiental em execução no país foram mobilizadas pela Cohab para conhecerem a Fazenda Urbana

Uma ação conjunta da Assessoria de Direitos Humanos (ADH), Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) possibilitou uma manhã especial, de diversão e aprendizado para mulheres atendidas pelo Projeto de Gestão Climática Bairro Novo do Caximba.

 
Na quarta-feira (9/3), dez mulheres participantes do maior projeto socioambiental em execução no país foram mobilizadas pela Cohab para conhecerem a Fazenda Urbana, localizada no Cajuru. Foram convidadas mulheres que são as provedoras de suas casas.
 
A Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional tem como uma de suas metas do Plano Municipal de Políticas para Mulheres, uma visita temática à Fazenda Urbana, que desta vez integrou a programação do mês das mulheres.
 
As participantes da visita conheceram formas sustentáveis de lidar com o Meio Ambiente, por meio de informações sobre separação do lixo, uso racional da água, formas de aproveitamento total de alimentos e constituição de horta caseira.
 
“A Fazenda Urbana é um espaço de conhecimento sobre uso da terra e formas sustentáveis de alimentação. A visitação oportunizou às mulheres, que são as responsáveis pelas suas famílias,  acesso a alternativas alimentares por meio da produção de hortas e uso integral dos alimentos, garantindo  economia, melhoria da qualidade de vida e saúde em geral”, destaca Renata Carneiro, da Assessoria de Direitos Humanos.
 
As participantes conheceram diferentes tipos de canteiros, inclusive um voltado para cadeirantes, montado em uma estrutura na altura adequada para que uma pessoa com cadeira de rodas possa trabalhar. Conheceram também as abelhas nativas e a importância delas na polinização.
 
Gênero
A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), parceira da Prefeitura no projeto Bairro Novo do Caximba, sugere atenção especial para temática de gênero. “Esta questão está sendo trabalhada em todas as etapas da execução do projeto. Ao participar das ações, as mulheres saem capacitadas a atuar como multiplicadoras do conhecimento na comunidade ”, destaca a gerente do Departamento de Serviço Social da Cohab, Luciana Nunes.
 
Para ir ao encontro da intenção da AFD de valorização da mulher, a Assessoria de Direitos Humanos sugeriu realizar a visita temática com as mulheres da Vila 29 de Outubro – foco do projeto.
 
Após conhecerem as instalações da Fazenda Urbana, as participantes assistiram a uma palestra feita pela ADH sobre os direitos das mulheres, e também receberam material informativo sobre o tema.
 
“Com a distribuição da nossa cartilha de direitos humanos, com informações básicas sobre direitos das mulheres, elas agregam orientações para o fortalecimento da defesa de seus direitos”, completa Renata.
 
A dona de casa Maria da Conceição Santos, 56 anos, gostou bastante da visita. “Eu amei, foi muito bom, gostei de tudo, das técnicas de aproveitar os legumes, das abelhas. Mas o que mais me chamou a atenção foi o canteiro para pessoas com deficiência. Porque a gente vê que não são só pessoas sem deficiência que podem mexer na terra. Achei fantástico”, disse.
« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-041-3233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera