Publicado em 3/10/2022 10:10:38 AM

Após retirada de 142 toneladas de resíduos, Cohab e SMOP planejam melhorias em área no Parolin

O trabalho contínuo da Prefeitura na área atingida por um incêndio no final de fevereiro teve sequencia nesta quarta-feira.

O trabalho contínuo da Prefeitura na área atingida por um incêndio no final de fevereiro teve sequencia nesta quarta-feira (9/3). Após a remoção de 142 toneladas de resíduos do Morro do Sabão, no Parolin, equipes da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) estiveram na área para avaliar melhorias a serem implantadas no local.

 
“Já avançamos na limpeza do terreno e seguimos estudando projeto habitacional para desadensar a área, conforme determinou o prefeito Rafael Greca, visando uma nova vida para as famílias em locais seguros, porém na mesma região”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto.
 
Sob a coordenação da Cohab, a SMOP e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) estão trabalhando nos últimos dias na remoção dos resíduos resultantes do incêndio. Nesta semana foram retirados 11 grandes caminhões lotados de material. O total de 142 toneladas foi destinado para local licenciado.
 
“Trata-se de um trabalho complexo em virtude da qualidade do solo e do aterro. Sempre preocupados com a segurança das famílias estamos fazendo um acompanhamento dia após o dia em paralelo ao trabalho das máquinas”, ressalta a diretora técnica da Cohab, Melissa de Athayde Cunha Kesikowski.
 
Com um terreno mais limpo é possível analisar a abertura de um acesso que facilite e traga segurança para as famílias moradoras do local, como também para o próprio aterro do morro em questão
 
Também estiveram presentes na vistoria o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, o administrador regional do Portão, Gerson Gunha, o líder comunitário Edson do Parolin e equipes técnicas da Regional e da Cohab.
 
Auxílio
Até que as moradias definitivas comecem a ser construídas, a Cohab vai pagar, durante seis meses, o benefício de auxílio-moradia para as famílias atingidas. Uma reunião na comunidade, nessa semana, tratou da abertura do requerimento e documentação necessária para viabilizar o pagamento.
 
“Este benefício é utilizado em situações emergenciais, para ajudar as famílias a se manterem enquanto o poder público trabalha para buscar soluções efetivas e permanentes”, afirma a diretora de Relações Comunitárias da Cohab, Meiri Morezzi.
 
Ações
Desde a ocorrência do incêndio no Morro no Sabão, no sábado (26/2), equipes da Prefeitura tem acompanhado diariamente a situação. Foram ofertadas opções de abrigo para todas as famílias, porém algumas recusaram por afirmar que ficariam provisoriamente instaladas na casa de parentes.
 
Além das obras de urbanização, projeto habitacional e oferta de auxílio-moradia, o município realizou ações de suprimento com alimentação, roupas, itens de higiene e outras necessidades dos moradores. Também foram ofertadas vagas de emprego por meio do SINE. 
 
A Promotoria de Justiça do Núcleo de Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Paraná (MPPR) esteve no local juntamente com gestores da Cohab, FAS, SMOP e Administração Regional Portão para acompanhar as ações do município em prol das famílias atingidas.
« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-041-3233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera