Publicado em 3/1/2022 3:19:13 PM

No carnaval, Cohab começa a atualizar o mapeamento da Vila 29 de Outubro

Arquitetas, assistentes sociais e técnicos ambientais pretendem visitar em torno de 40 casas por dia, até que toda a vila seja percorrida.

O carnaval tem sido de muito trabalho para as equipes da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). Na segunda-feira (28/2) teve início a ação de atualização do mapeamento e cadastro dos moradores da Vila 29 de Outubro – foco do projeto de Gestão de Risco Climático (PGRC) Bairro Novo do Caximba. A ação continua na terça-feira (1/3) e vai se estender pelos próximos meses.

“É um trabalho complexo e minucioso, no qual as equipes percorrerão a vila de casa em casa para colher os dados das famílias. O objetivo é entrevistar todos os moradores para atualizar as informações do diagnóstico social que foi feito em 2017, ano em que o prefeito Rafael Greca determinou o início das ações no Caximba”, ressalta o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

O Bairro Novo do Caximba vai atender 1.147 famílias com a construção de novas casas e outras 546 com regularização fundiária e obras de infraestrutura. Na próxima segunda-feira (7/3), o prefeito Rafael Greca vai anunciar a abertura do edital de licitação para a construção das primeiras 752 unidades habitacionais.

“Após anos de trabalho na concepção do projeto, captação de recursos, consultas públicas e reuniões com a comunidade é uma enorme alegria anunciar o processo de contratação da empresa que vai executar as obras das primeiras moradias”, afirma Greca.
 

Mapeamento

Para subsidiar a atualização do mapeamento, a Cohab contratou empresa que fez uma fotografia topográfica por meio de drones de última geração. O equipamento gera um ortomosaico e um receptor em terra determina o apoio geodésico, que confere precisão e fidelidade ao mapeamento, o que vai possibilitar aos técnicos perceber com exatidão o que mudou fisicamente na área desde o primeiro mapeamento.

Arquitetas, assistentes sociais e técnicos ambientais pretendem visitar em torno de 40 casas por dia, até que toda a Vila 29 de Outubro seja percorrida. “Vamos identificar todos os imóveis, tanto residenciais como comerciais. Nas visitas anotamos a composição familiar, o nome do titular e entregamos o agendamento do cadastro completo, a ser realizado no ELO em dia e horário pré-determinado”, explica a diretora de relações Comunitárias da Cohab, Meiri Morezzi.

Os responsáveis por cada uma das casas mapeadas são convocados a comparecer no Escritório Local do Caximba (ELO), onde responderão a um questionário para o poder público conhecer seu perfil socieconômico, com informações sobre renda, idade, escolaridade, saúde, animais de estimação, gênero, trabalho, etnia e outros dados que respaldarão as políticas públicas a serem inseridas no projeto.
 

Casa nova
O metalúrgico Hélio de Souza, 50 anos, mora sozinho em uma das primeiras casas que foram mapeadas pela equipe da Cohab. Vive na comunidade desde 2017 e está ansioso pelo início das obras. “É um projeto muito bom, que vai melhorar a nossa vida. Espero que em breve eu possa ir para minha casa nova”, disse.

Paulo Sérgio dos Santos, 54 anos, trabalha com reciclagem e mora na Vila 29 de Outubro há 7 anos. Ao falar da mudança ele chega a ficar emocionado. “Você não sabe a alegria que vai ser para mim, acho que vou chegar a chorar de emoção. É muita necessidade que tenho passado, eu não vejo a hora, vou pular de alegria”, destaca.

A dona de casa Andreia Fragoso, 34 anos, também está na expectativa de melhorar de vida com o marido e os dois filhos. “Quero muito a minha casa nova, vai ser um dia feliz demais, ter um lugar melhor para viver e criar os filhos”, afirma.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-041-3233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera