Publicado em 2/18/2022 5:39:14 PM

Vítimas de incêndio receberão auxílio-moradia semana que vem

Benefício foi aprovado de forma emergencial

As 11 famílias que foram atingidas por um incêndio de grandes proporções na última semana, no CIC, receberão o benefício do auxílio-moradia a ser pago pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). Nesta sexta-feira (18/2) o órgão responsável pela política habitacional do município aprovou a implantação do benefício, que será pago aos moradores já na próxima semana.

 “O auxílio-moradia é um instrumento que utilizamos para socorrer famílias em situação emergencial, com uma condição crítica de vulnerabilidade. Estes moradores atingidos perderam tudo e precisam ser amparados de forma imediata”, afirma o prefeito Rafael Greca.

Na quinta-feira (17/2), técnicas da Cohab foram até a Administração Regional CIC para coletar dados e a documentação das famílias da Vila Harmonia, ocupação atingida pelo incêndio. Cada núcleo familiar vai ser atendida por 6 meses e neste período receberão um total de R$ 3 mil para arcar com os custos de moradia.

“É um auxílio para que estas famílias tenham tempo para se reorganizar, reestruturar a vida após as grandes perdas. A demanda exigia uma solução rápida da nossa parte”, destaca o presidente da Cohab José Lupion Neto.

Gratidão
O operador de retroescavadeira Leonir da Silva, 42 anos, vive com a esposa Simone, quatro filhos e duas netas. A família de oito pessoas não conseguiu ficar temporariamente hospedada com parentes, pois as casas são pequenas.

“Como somos em muita gente não foi possível ficar na casa de parentes. Demos sorte de um rapaz ter uma casa vaga aqui perto e já conseguimos alugar, ma ainda não pagamos nada. Ficamos perdidos, assutados, a situação não está fácil”, conta.

O valor pago pela Cohab vai ajudar na reconstrução familiar. “Esse auxílio é uma grande força, um grande apoio que a Cohab está dando para nós. Até a gente poder respirar, se organizar. Essa ajuda é abençoada, é coisa de Deus”, disse o morador.

A filha dele, Larissa Santos da Silva, de 19 anos, também disse estar grata. “Essa ajuda veio em boa hora, foi bem rápido o atendimento. Agora podemos ficar mais tranquilos”, afirmou.

A família da dona de casa Priscila Soares de Lima, 31 anos, também perdeu tudo. “Para nós esse dinheiro vai ser uma ajuda muito grande. Sou eu, minha mãe e meus 4 filhos, passando por um momento muito difícil, porque o fogo destruiu tudo que a gente tinha. Eu só tenho a agradecer pelo que a Cohab está fazendo por nós”, salienta.

A mãe dela, Doraci de Lima, 59 anos, destacou a ajuda. “Muito importante esse auxílio. Com certeza vai melhorar nossa qualidade de vida. Para que a gente consiga correr atrás do que perdemos”, ressaltou.

Doações
Quem quiser fazer doações para as vítimas do incêndio pode agir de duas maneiras: doações em pequenas ou médias quantidades e tamanhos podem ser entregues diretamente no Disque Solidariedade, que fica na sede da FAS, na Rua Eduardo Sprada, 4.520, bairro Campo Comprido. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Para móveis, eletrodomésticos, eletrônicos em maior tamanho ou itens em grandes quantidades, o doador deve solicitar a retirada pelo telefone 156, pela Central de Atendimento156 (via chat on-line), ou ainda pelo aplicativo Curitiba 156.




   

 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-041-3233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera